terça-feira, 27 de março de 2012

Romantismo em Portugal, segundo, Massaud Moisés


A literatura portuguesa: Romantismo:( Massaud Moíses)

Romantismo ( 1825-1865)
 O primeiro quartel do século XIX presencia a diluição do Arcadismo e o simultâneo aparecimento de atitudes anunciadoras dum movimento contrário: é o período chamado de Pré-Romantismo.
A transladação da Corte de D. João VI para o Brasil, em 1808, constitui a chama do estopim atado a uma nação de súbito tornado verdadeiro barril de pólvora, como decorrência da invasão napoleônica. Em 1817 o General inglês que combateu Napoleão, Gomes articula uma conspiração de caráter liberal, mas é denunciado, preso e enfocado. Em 1822, organiza-se a Constituição dentro do novo credo do lítico, ao mesmo tempo em que programa a proclamação da República.
È dentro dessa conturbada atmosfera que se deve compreender o aparecimento do Romantismo , entende-se porque a aceitação da reforma romântica não foi calorosa.
Em 1823, Garret exila-se na Inglaterra e “entende” Shakespeare. Revela o quanto sabia que sua obra continha novidades. Mas adiante, falando do eixo do poema, afirma que “ ação do poema é a composição e publicação dos “Lusíadas”. Todavia, a trama dramática é motivada pela vida sentimental do poeta.
Em Camões, observa-se a presença de elementos clássicos, a síntese dos Lusíadas a par da novidades românticas: subjetivismo, culto da saudade, o sabor agridoce do exílio, a melancolia, a solidão, etc. Foi graças a essas ultimas características que o poema passou a ser considerado como introdutor do Romantismo em Portugal.
Origens do Romantismo: Século XVIII, quando surgem na França as primeiras manifestações contra o culto dos antigos e o dogmatismo das regras. As origens do Romantismo devem ser procuradas na Inglaterra e na Alemanha, porquanto à França coube o papel de coordenador, ampliador e divulgado do movimento. 
O primeiro a erguer-se contra a referida poesia clássica foi o escocês Allan Ramsay(1686-1758). O exemplo não ficou sem ecos: daí por diante , surgem numerosos escritores, escoceses e ingleses, trazidos pela “escola dos sentimentos”.
No primeiro quartel do século XVIII, a literatura vive sob a influencia do rococó francês. A influencia francesa, que não cessará durante esses anos, vai somar a inglesa. Alguns temas explorados vão progressivamente aparecendo na língua alemã.
Características do Romantismo: A palavra romântica, e derivada, origina-se da forma francesa romantique, já assinala em 1694 num texto do Abade Nicaise. A palavra passou a romantik e romantisch, de onde foi importada por literatos franceses.
O que é Romantismo? Sendo mais uma nova atitude de espírito diante dos problemas da vida e do pensamento, implica uma profunda metamorfose, uma verdadeira revolução histórica-cultural, que abrange a filosofia, as artes, as ciências , as religiões, a moral, a política, etc.
No plano das teorias, das idéias e temas literários, dá-se o seguinte processo: reagindo contra os clássico, os românticos revoltam contra as regras, os modelos, as normas, batem-se pela total liberdade na criação artística, e defende a mistura e “ impureza” dos gêneros literários. O “eu” torna-se-lhes o universo em que vivem. O homem volta a sentir-se a medida de todas as coisas.
Os românticos vivem voltados para dentro de si, na sondagem de seu mundo interior, onde vegetam sentimentos vagos. É uma estética de adolescente, expressando sentimento femininamente adolescente, ou vice-versa. O romântico acaba por sentir melancolia e tristeza, o suicídio tornou mais ou menos vulgar após o exemplo dado por Wertcher. Em suma, os românticos pretendem a reabilitação do Cristianismo anterior as lutas da Reforma Protestante e Contra-Reforma
Quanto ao jornalismo: representou papel de primacial importância no curso da revolução romântica, e até os nossos dias. O periodismo passa então a servir a interesses de toda ordem: não poucos escritores acumulavam também as funções de jornalistas profissionais.
A oratória: Até o tempo circunscrevia-se a ambientes palacianos. Agora, a oratória política e parlamentar, a partir da revolução portuguesa de 1820. O teatro português, que se entrara em declínio depois Gil Vicente vai ergues-se durante o Romantismo, graças ao admirável esforço despendido por Garrett. Ele não descansou enquanto na dotou o palco português dum teatro de feição nacional e de alto sentido patriótico. Inaugurou-se o Teatro Nacional em 1846, com a peça Álvaro Gonçalves, o Magriço. É bom lembra que o teatro romântico em Portugal não destrói a impressão de que o português em geral desestima a visão dramática do mundo.
A poesia: A poesia continuou larga e persistente durante o Romantismo em Portugal. Todavia, causa espécie que a poesia, tão de si aparentada com o espírito romântico, além de entranhada numa velha tradição.
A narrativa foi trazia em Portugal no século XVI, por Gonçalo Fernandes Trancoso. Com o advento do Romantismo, o conto passa a ser amplamente divulgado em Portugal. O primeiro nome a ser lembrado é o de Herculano, com as Lendas e Narrativas. Rebêlo da Silva igualmente se destaca com uma narrativa antológica: Última Corrida de Touros em Salvaterra(1848).
A novela e o romance, no sentido moderno de prosa de ficção, surgiu ao mesmo tempo em que o Romantismo. O romance é de origem inglesa: Henry Fielfing (1707-1754). O romance espalhou por toda a parte, no rasto da revolução romântica. Todavia, é certo que a novela parece ter casado melhor com o espírito português dominante na vigência do Romantismo.
A historiografia acompanhou a metamorfose geral trazida pelo Romantismo. O exemplo próximo vinha da França , sobretudo graças as obras e às doutrinas de François Guizot(1787-1874). A renovação dos métodos críticos em historiografia não deixou de se fazer presente no Romantismo português.
Só depois que resolveu o problema da sucessão de D. João VI é que o novo figurino entrou a dominar efetivamente. Em resumos os românticos em espírito ideal e ação política e literária, mas ainda clássicos em muitos aspectos da obra que escreveram.
João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett: nasceu no Porto, em 1799. Aos dez anos, é levado para Ilha Terceira (Açores), onde faz os primeiros estudos. Em 1816, segue para Coimbra, a cursar Direito e a compor poemas. Escreve então Lucrécia. Em 1823 exila-se na Inglaterra para o Havre(França), a ganhar a vida e a escrever poemas dentro dos novos modelos:Camões (1825 e D.Branca (1826).
Garrett é designado para tratar dos negócios de Portugal junto ao governo belga. Em 1852, é nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros, e no ano seguinte, Visconde e Par do Reino.
Na poesia Garret evolui de uma fase Arcádia, filintista para uma fase anatômica , mais tarde incorporada ao Romantismo e Cancioneiro Geral. O mais significado da poesia dele está, está na segunda fase, em que aparecem temas medievais e quinhentistas.
Na prosa de ficção argumenta-se três obras: O Arco de Santana(1845-1850), Viaagens na Minha Terra (inicialmente 1843-1850) e depois em 1846, e Helena(1871).
No setor da prosa, Garrett atinge o primeiro plano com as Viagens na Minha Terra. A obra fundamenta-se numa viagem realmente efetuada por Garrett em 1843, a convite do político Passos Manuel(Satarém). Com esta obra Garrett Inicia a modernização da prosa literária em Portugal.
De Helena Garrett escreveu apenas 24 capítulos. A obra não permite um exame detido e seguro. O nome do romance vem duma flor tropical à qual a personagem a alguém que teria sido sua filha. Garrett evoluiu do Neoclassicismo para o Romantismo.
Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu em 1810. De família modesta, não pode fazer curso universitária. A situação política do momento  obriga-o a exalar-se na França. Em 1836, demite-se e inicia sua carreira de prestigio intelectual com a publicação da A Voz do Profeta. Alexandre Herculano é diretamente oposto a Garrett em todos os aspectos. Escreveu poesia, romance ( O Bobo em 1843, o Monge de Cister em 1841, e em volume 1m 1848; Eurico, o Presbítero .
De sua poesia merece algum destaque o poema “A Cruz Mutilada”, onde perpassa , apesar de tudo, muito pensamento sem emoção. Herculano manifesta na prosa de ficção a mesma tendência para a contenção e a intelectualização revelada na poesia. Ao mesmo tempo padece do mal que compromete pela base a narrativa.
Castilho – Antônio Feliciano de Castilho nasceu em Lisboa em 1800. Aos 6 anos, acometido de sarampo, fica praticamente cego , ingressa na faculdade sw Cânones de Coimbra, publica As Cartas de Eco e Narciso(1821), e A Primavera(1822).
A história de Castilho é a dum grande mal-entendido: graças à cegueira , que lhe dava um falso folgo de gênio à Milton, mais do que à sua poesia, alcançou injustamente ser venerado.
Segundo Momento do Romantismo se desenvolve mais ou menos entre 1838 e 1860, diverge francamente do anterior. Os novos grupos literários livres para gozar o prazer da aventura no mundo da imaginação e da anarquia, acabam tomado atitudes extremas e transformando-se em românticos descabelados( ultrarromânticos) .
Reuniram-se em três grupos principais: o dos medievais, à roda de 1838 , e de que fez parte Gonçalves Dias; o do Jornal o Travador(1844) e o do Novo Travador(1851). Embora o Ultra-Romantismo se coadune essencialmente com a poesia, muitos dos aspectos tão são em prosa.
Antônio Augusto Soares de Passos – Nasceu em 1826, no Porto. De família burguesa. Reuniu SUS composições num volume, poesias(1855), que merecem de Herculano rasgado elogios. Sua poesia entrega-se a um negro pessimismo a um desalento derrotista, próprio de quem sente a morte próxima . Nasce daí a poesia da decomposição, a poesia do cemitério, depois “ O noivado do Sepulcro. Poesia deprimida e depressiva.
Em Soares Passos se respira uma atmosfera de verdade e de sinceridade na confissão comovida da própria desintegração física e do desmoronar do mundo, que o situa sem favor acima dos poetas de sua geração e próximo de Garrett e João de Deus.
Camilo Castelo Branco. Órfão de pai e mãe aos dez anos, vivi com uma tia e depois com uma irmã. Aos dezesseis anos casar-se com a Aldeã Joaquina Pereira. Abandona-se a vida literária e às aventuras amorosas, incluindo com a Freira Isabel Cândida.
Em meios a essa volubilidade, nos anos 1850-1852, mergulha em uma grave crise religiosa que o leva a experimentar a reclusão num seminário. Em 1851, publica o romance Anatéma, dar inicio a carreia de novelista. Em 1858, Ana Plácita, abandona o marido e vai morar com ele. São processados e absorvidos por crime de adultério. O escândalo trás notoriedade a Camilo, que a publicação do Amor e Perdição (1862).Camilo passar a trabalhar incansavelmente. Estafado, torturado, roído pela modéstia , Camilo suicida-se em 1° de junho de 1890.
O Terceiro Momento do Romantismo – Nele se incorpora a agonia do ideal romântico e   despontar das novas correntes ideológicas de origem francesa.
Tomás Antônio Ribeiro mistura a influencia de Castilho com a de Victor, Bulhão Pato começa ultra- romântico, Faustino Xavier de Novaes dirigiu uma folha literária, O Bardo e publicou Poesias(1855) e Manoel Pinheiro Chagas cultivou a poesia à Castilho, com Poema da Mocidade(1865).
João de Deus , nasce em São Bartolomeu de Messines, em 1830. Em 1876 publica a Cartilha Maternal, e inicia uma incessante ação pedagógica. Sua obra poética, reuniu-se a Teófilo Braga em dois volumes, Campos de Flores, saídos em 1893, o mesmo fazendo com suas prosas. A vida de João de Deus foi apenas poesia(lírico – amorosa e satírica ) . O amor é o motivo permanente na poesia de João de Deus.
Júlio Dinis – Pseudônimo de Joaquim Guilerme Gomes Coelho, nasceu no Porto em 1839. Formado em medicina em 1861. Júlio cultivou o teatro, a critica literária , o romance o conto. Desses aspectos é a prosa de ficção, especialmente os romances, que possui interesse ainda hoje; o restante corresponde a iludidores pruridos numa sensibilidade de autentico ficcionista.
Quando o terceiro momento romântico chega ao fim, patenteia-se a formação duma nova geração. É a época do Realismo e do Naturalismo que e inicia.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário