Introdução
Levando em consideração a necessidade do ser humano de se comunicar, o estudo é voltado para práticas que melhorem esse processo comunicativo, objetivando o jovem a escrever/falar e ler/ouvir com mais qualidade e, preferencialmente, usando a linguagem formal.
Negócio
A disciplina trás em sua essência a comunicação, fazendo com que o aluno seja um bom falante, ou seja, melhore suas expressões, linguagem, vocabulário; seja também, um bom interlocutor, entenda e interprete o que está sendo dito; visando que a mensagem é o produto a ser trabalhado, sendo bem enviada e bem recebida.
Domínio
Aperfeiçoar o uso da linguagem oral e aprimorar o senso crítico dos alunos como leitores e receptores de mensagens.
Estratégia
Leitura de diferentes textos e gêneros (A leitura global, individual e ouvida); debate sobre o assunto do texto; seminários.
Enfoque
Trabalhar o jovem como um bom leitor/falante e um bom leitor/entendedor. Visando um bom envolvimento comunicativo no meio social, no mercado de trabalho e interdisciplinar.
Postura
Voltada para o respeito, o envolvimento, a parceria, a criatividade e o prazer.
Alinhamento
- Coordenadoras Escolares (Aldânia e Ana Cristina)
- Professores ( de todas as áreas)
- Gestora (Maria Barros)
Estratégias
- Diariamente: texto(s) para ser(em) lido(s), refletido(s), interpretado(s)/discutido(s);
- Bimestralmente: Seminários, visando que o aluno se expresse bem e consiga repassar o conteúdo estudado.
- Diariamente: Debates sobre assuntos tratados nos textos lidos em sala, o aluno expressa o que entendeu do texto.
- Diariamente: Leitura Global (toda a turma lendo [as vezes, mulheres x homens]); leitura individual ( um aluno, os mais tímidos ou os que gostam mais ler); Leitura “ouvida” ( o professor ler o texto [trabalhando assim, o ouvir para entender o que está sendo dito])
Resultado Esperado
Melhoria no processo comunicativo, bom desempenho em avaliações externas e torná-los leitores mais críticos e entendedores.
Indicadores
- Leitura mais compassada;
- Um maior número de alunos lendo;
- Maior capacidade de reflexão e compreensão em suas leituras;
- Um apego maior a textos literários;
- Melhoramento ao se expressar.
Orçamento
Livros ( Literários e não-literários); documentários, filmes.
Fatos Críticos
Alunos sem hábito de leitura.
Substitutos
Corpo Docente da Escola.
Avaliação
Através de atividades, trabalhos, seminários, participação, projetos, avaliações-parciais e avaliações-globais
PROFESSOR: Luiz Araújo Pontes Júnior
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