quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO GLOBAL

E.E.E.P. DEDUTADO JOSÉ MARIA MELO
Um novo jeito de ver, sentir e cuidar da juventude.”

AVALIAÇÃO GLOBAL

01. As palavras proparoxítonas
a) Não são acentuadas;
b) São acentuadas as terminadas em i e u;
c) São acentuadas as terminadas em a, e e o;
d) Todas são acentuadas.

02. A sílaba tônica é
a) A última sílaba da palavra;
b) A sílaba mais forte da palavra;
c) A segunda sílaba da palavra;
d) A sílaba mais fraca da palavra.

03. As palavras oxítonas
a) São acentuadas as terminadas em a, e e o;
b) Não são acentuadas as terminadas em a, e e o;
c) São acentuadas as terminadas em i e u;
d) Todas são acentuadas.

04. A sílaba tônica e a átona são
a) complementares;
b) similares;
c) opostas;
d) homógrafas.

05. As palavras paroxítonas
a) Não são acentuadas as terminadas em a, e e o.
b) Todas são acentuadas;
c) Nenhuma é acentuada;
d) Não são acentuadas as terminadas em i e u.

06. Qual dos itens todas as palavras recebem acento
a) leem, creem, veem;
b) voo, enjoo, ideia;
c) heroi, matematica, tupi;
d) eficiencia, informatica, Macapa.

Cantiga de Martim Codax
Como vivo coitada, madre, por meu amigo,
ca m’enviou mandado que se vai no ferido:
e por el vivo coitada!

Como vivo coitada, madre, por meu amado,
ca m’enviou mandado que se vai no fossado:
e por el vivo coitada!
Ca m’enviou mandado que se vai no ferido,
eu a Santa Cecília de coraçon o digo.
e por el vivo coitada!
Ca m’enviou mandado que se vai no fossado,
eu a Santa Cecília de coraçon o falo:
e por el vivo coitada!
(Martim de Ginzo)

07. (H15)O texto acima trata do período trovadoresco, conhecido como Trovadorismo. É o primeiro manifesto literário da língua portuguesa, o texto ainda escrito em galego-português, nessa escola o texto era cantado pelo próprio autor, o Trovador, e eram chamados de Cantigas, temos as líricas, que falavam de sentimentos do homem e da mulher, e as satíricas, que ironizavam as ações cortesãs e pessoas. Informe que tipo de Cantiga representa o texto acima.
a) Cantiga de Amor;
b) Cantiga de Amigo;
c) Cantiga de Escárnio;
d) Cantiga de Maldizer.

08. (H15)O Humanismo marca o início do renascimento, é uma época de muitas mudanças no cotidiano das pessoas. As cortes começam a libertar-se dos dogmas impostos pela igreja e a arte passa a ser meio de expressão do homem, que defendido pelo antropocentrismo, passa a ser o centro do mundo. A partir das informações acima, diga como ocorreu o humanismo em Portugal.
a) Através da arte, nesta época deixou-se de pintar objetos religiosos para apreciar-se a natureza;
b) Através da dança, onde a partir desse movimento os dançarinos podiam usar roupas menores, o que a igreja não deixava acontecer na Idade Média;
c) Através da literatura, em obras da época há inúmeras críticas às ações humanas/religiosas/cortesãs, cujo objetivo era esclarecer que ações valem mais que poder.
d) Através da literatura, onde a partir desse período a corte passou a agir com mais humanidade, deixando a população demonstrar seus sentimentos com seus textos

09. O Classicismo trás para o mundo moderno a cultura greco-romana, e tudo mais que era clássico. É nessa escola literária também, que a poesia ganha mais força e começa uma organização estrutural nas obras, onde a métrica antiga com 5 sílabas é trocada por a medida nova com 7 sílabas. Luís Vaz de Camões é o grande Cânone deste período. Mas diga qual das obras abaixo representa melhor o classicismo.
a) Amor é fogo que arde sem se ver;
b) O Auto da barca do inferno;
c) Busque Amor novas artes, novo engenho
d) Os Lusíadas.

10. A história de Inês de Castro é clássica na história de Portugal e é, em vários momentos, citada em obras literárias. Qual das obras literárias abaixo mais marcou a história de Inês de Castro.
a) A Farsa de Inês Pereira;
b) Os Lusíadas;
c) Amor é fogo que arde sem se ver;
d)Trovas à Morte de Inês de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário