quinta-feira, 10 de novembro de 2011

descritores de português para o SPAECE

D01- Localizar informações explícitas em um texto.

D02 – inferir informação em texto verbal

D03- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão,

D04- interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais

D05- Identificar o tema ou assunto de um texto

D06 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D07- diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.

D08 – Formular hipóteses sobre o conteúdo de um texto.

D09 – Reconhecer gênero discursivo.

D10 – Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros

D11 – Reconhecer os elementos ou partes da narrativa

D12 -  Identificar semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos

D13- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema

D14- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem  para a continuidade de um texto.

D15- Identificar a tese de um texto

D16 – Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D17 -  Estabelecer relação lógico-discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D18 - Reconhecer o sentido do texto e suas partes sem a presença de marcas coesivas

D19- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de  palavras, frases  ou expressões.

D20- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

D21- Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D22- Reconhecer efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

D23 – Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor

4 comentários: