terça-feira, 21 de junho de 2011

Redação - Estrutura.

Pessoal, 
  • Maio estudamos gramática; 
  • Junho estudamos literatura;
  • E agora em julho estudaremos produção de textos.
A prova de redação  de vocês será sexta, dia 01 / 07 / 2011. O tema é bem interessante.

A Estrutura de um texto dissertativo, a redação, é bem clara:
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.
A Introdução  é o primeiro parágrafo da redação, e deve conter de, no mínimo 3 e no máximo 5 linhas, é nesse momento de seu texto em que o tema deve ser apresentado. Você esclarece ao leitor o que será falado no decorrer do texto. É na Introdução, também, que você delimita o tema: do tema proposto você escolherá um assunto o qual será discutido no texto.

O Desenvolvimento é o corpo do texto, é a sua dissertação, propriamente dita. É aqui onde você irá comentar o assunto escolhido sobre o tema (a delimitação). No desenvolvimento deve ser apresentado seu ponto de vista ou uma possível solução para determinado problema (caso o assunto seja um problema).

De acordo com a quantidade de assuntos que você escolheu para tratar do tema, será a quantidade de parágrafos no seu desenvolvimento; ou seja, Cada assunto escolhido ganha um parágrafo para ser abordado. Cada parágrafo do desenvolvimento deve conter de no mínimo 4 linhas e no máximo 8 linhas.

A conclusão é o ultimo parágrafo da redação, e deve conter de, no mínimo 3 e no máximo 5 linhas, ela vem para encerrar o texto, você fala, abrangentemente, sobre o tema, e depois reapresenta suas opiniões ou soluções para o problema, se for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário