sábado, 1 de maio de 2010

Análise dos personagens e suas ações, em “A hora da Estrela” de Clarice Lispector ¹

Análise dos personagens e suas ações em “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector ¹

Luiz Araújo Pontes Júnior ²
Carina Vieira da Silva ²


RESUMO

Através do estudo das narrativas, este artigo trará um aprofundamento na análise das personagens e suas ações, dentro do romance introspectivo “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, visando o olhar do personagem que narra (o escritor Rodrigo) sob as outras personagens, analisando suas ações dentro do contexto. Dentre os teóricos que subsidiaram a pesquisa está Massaud Moisés.


PALAVRAS-CHAVE
Romance Introspectivo. “A Hora da estrela”. Clarice Lispector. Narrativa. Personagens Redondas. Ações Internas.





INTRODUÇÃO


Com base nos estudos dos Elementos da Narrativa, que busca uma análise completa de todos os seus componentes, foi feito um aprofundamento em dois desses elementos: as personagens e suas ações.
Essa análise tem por objetivo conhecer detalhadamente os elementos componentes de uma narrativa, conhecendo-os caracteristicamente, como também identificando-os dentro do contexto narrado.
Para concretização do estudo foi analisada a obra: A Hora da estrela de Clarice Lispector, onde foi feita a prática, buscando a identificação e características desses elementos.


1 – Artigo elaborado como requisito necessário para aprovação na prática de Pesquisa: Elementos da Narrativa, ministrada pela Professora MS. Maria Elisalene.
2 – Alunos do 3º Período do curso de Letras, Habilitação: Língua Portuguesa da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Com a análise da obra, foram limitados à aprofundamento apenas dois elementos: as personagens e suas ações. A partir da redução da abrangência do estudo e focalização em apenas dois elementos, a obra foi relida, enfatizando-os e focando suas percepções dentro do estudo.




ANÁLISE

Analisemos os personagens do romance A Hora da Estrela de Clarice Lispector, sendo um romance introspectivo. Moisés (1999) classifica as personagens como planas e redondas. As planas são encontradas em romances lineares e as redondas em romances introspectivos. Dessa forma identificamos as personagens a serem trabalhadas como redondas.

Personagens redondas “[...] ostentariam a dimensão que falta as outras, possuiriam uma série complexa de qualidades ou/e defeitos.” (MOISÈS, 1999, p 110). Com base no conceito atribuído por Moisés, vamos enquadrar os personagens do romance estudado neste conceito.

Para darmos início a análise, a faremos com o primeiro personagem da história, o escritor Rodrigo, este que narra, e em sua narração é perceptível as características de personagem redonda. Rodrigo ao escrever e narrar a história de Macabéa, se depara com dificuldade de escrevê-la, porque “[...]as informações sobre os personagens são poucas e não muito elucidativas, informações essas que penosa me vêm de mim para mim mesmo, é trabalho de carpintaria.” (A Hora da Estrela, 1999.p 14).

Assim percebe-se que as personagens da história que Rodrigo está escrevendo, são caracterizadas pelas suas complexidades e falta de informações, o próprio narrador ao descrever os fatos, demonstra tais características, tanto por parte de suas personagens, quanto dele narrador, que ao comentar os fatos encaixa-se nos requisitos de personagens redondas.





Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite. Embora não agüente bem ouvir um assovio no escuro, e passos. Escuridão? Lembro-me de uma namorada: era moça-mulher e que escuridão dentro de seu corpo. Nunca a esqueci: jamais se esquece a pessoa com quem se dormiu. O acontecimento fica tatuado em marca de fogo na carne viva e todos os que percebem o estigma fogem com horror. (A Hora da Estrela, 1999, p, 18)


A partir da análise feita com Rodrigo percebe-se que a sua percepção de vê o mundo, faz com que suas personagens também tenham suas características. Também vale ressaltar que as ações do narrador Rodrigo são associáveis a esse tipo de personagem, ao falar da solidão ele narra ações internas em forma de lembrança.

Para Moisés (1999, p 89) “a ação interna passa-se na consciência ou/e subconsciência da personagem”. Assim a lembrança de Rodrigo (que dormiu com sua antiga namorada), e ao comentar que ouviu passos no escuro, são também atribuídas por Moisés como ação interna, que o mesmo associou a os romances introspectivos.


Mas voltemos a hoje. Porque, como se sabe hoje é hoje. Não estão me entendendo e eu ouço escuro que estão rindo de mim em risos rápidos e ríspidos de velhos. E ouço passos cadenciados na rua. Tenho um arrepio de medo. Ainda bem que o que eu hoje vou escrever já deve estar na certa de algum modo escrito em mim ... O fato é que tenho nas minhas mão um destino e no entanto não me sinto com o poder de livremente inventar: sigo uma oculta linha fatal. (A Hora da Estrela, 1999. p, 20, 21).


Apesar de Rodrigo escrever a história de Macabéa, são impostas aos seus comentários ações internas vividas por ele. Averigua-se também que ele como escritor, conversa com seu narratário explicitando a dificuldade de escrever os fatos, estes que quase não acontecem. Reuter (2002) afirma que “[...] o narratário_ aparente ou não_ só existe no texto [...]. Ele é quem, no texto, escuta ou lê a história.”

Pois a datilógrafa não quer sair dos meus ombros. Logo eu que constato que a pobreza é feia e promíscua. Por isso não sei se minha história vai ser _ ser o quê? Não sei de nada, ainda não me animei a escrevê-la. Terá. Mas quais? Também não sei. Não estou tentando criar em vós uma expectativa aflita e voraz: é que realmente não sei o que me espera, tenho um personagem buliçoso nas mãos e que me escapa a cada instante querendo que eu o recupere. (LISPECTOR, 1999, p, 22)



Através das palavras de Rodrigo, percebe-se a complexidade de seus personagens. A autora cria o narrador (escritor) mostrando a delicadeza de escrever um romance Psicológico, onde se busca entender os personagens, representando os variados tipos de personalidade humana.




CONCLUSÃO

Assim identifica-se o personagem e narrador Rodrigo, com base na análise da Moisés, como um personagem característico de um Romance Introspectivo. Encaixando-se como personagem Redondo e com Ações Internas. Com isso tanto Rodrigo, como suas personagens que se interagem na história de Macabéa, seguem a mesma perspectiva.


















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LISPECTOR, Clarice. A hora da Estrela. Rio de janeiro: Rocco, 1999.

MOISÈS, Massaud. A análise literária. 11ª Ed. São Paulo: Cultrix, 1999.

In: REUTER, Yves. A análise da Narrativa: o texto, a ficção e a narração. Rio de Janeiro: Difel. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário