sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Seleção da Profissional
COMUNICADO
O Núcleo Gestor da Escola Profissional DEPUTADO JOSÉ MARIA MELO, comunica à comunidade, em especial aos senhores pais e alunos, que o período para a inscrição e adesão à Escola será nos dias 26 e 27 de dezembro. O atendimento terá início às 8:00h com uma reunião sobre o esclarecimento, a finalidade e a importância dos cursos técnicos ofertados para o Mercado de Trabalho.
Para a inscrição da Escola profissional são necessários os seguintes documentos:
- Cópia do Histórico Escolar; Boletim ou Declaração da conclusão do 9º ano, carimbada e assinada pelo Diretor e Secratário;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia da Certidão de Nascimento ou RG (carteira de Identidade).
ATENÇÃO: Os alunos que desejam se matricular na Escola Profissional, não poderão se matricular em outra escola sob pena de perder a vaga. Qualquer dúvida, procure a nossa escola ou se informe através dos telefones: 96040687 - 94365248 ou 99675307.
Escola Profissional Dep. José Maria Melo.
Um novo jeito de ver, sentir e cuidar da JUVENTUDE!
Atenciosamente,
Núcleo Gestor da Escola
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Reflita!
A vida é como que feita de fotografias. Algumas vivas, coloridas, emocionantes, outras amareladas, envelhecidas, esquecidas num canto, numa gaveta, numa caixa. A gente a vê passar bem diante dos nossos olhos, e no fim das contas essa vida acaba se resumindo em Ex’s.
Ex-amigo, ex-colega, ex-escola, ex-namorado, ex-amor, ex-paixão, ex-motivo de tristeza, ex-marido… Tudo muda. A vida corre, o tempo passa, o mundo gira, e tudo vira ex. E a gente vai superando, a vai suportando, vai esquecendo, deixando pra lá. E quando vê, já era. Já passou, já mudou, já ficou diferente.
O que antes tinha uma importãncia enorme, vai se tornando tão insignificante, vai virando uma poeirazinha que a gente, se não varre pra fora, deixa embaixo do tapete. E às vezes, deixa lá embaixo só pra saber que tá ali. Nem importa mais tanto assim, mas a gente não quer se desprender de uma vez.
Daí um dia, a gente cresce, acorda, faz uma faxina. Despreza tudo aquilo que não nos faz bem, que não acrescenta, e quando vê, se livrou inclusive do tapete!
E deixa pra trás, sem mágoas, sem ressentimentos. O tempo passou, e o passado tem um lugar pra ficar, e que não é no presente! E tudo vira Ex. Me reinvento, mudo, vou deixando tudo virar ex. Ex-tudo. E se preciso, até Ex-eu.
Ex-amigo, ex-colega, ex-escola, ex-namorado, ex-amor, ex-paixão, ex-motivo de tristeza, ex-marido… Tudo muda. A vida corre, o tempo passa, o mundo gira, e tudo vira ex. E a gente vai superando, a vai suportando, vai esquecendo, deixando pra lá. E quando vê, já era. Já passou, já mudou, já ficou diferente.
O que antes tinha uma importãncia enorme, vai se tornando tão insignificante, vai virando uma poeirazinha que a gente, se não varre pra fora, deixa embaixo do tapete. E às vezes, deixa lá embaixo só pra saber que tá ali. Nem importa mais tanto assim, mas a gente não quer se desprender de uma vez.
Daí um dia, a gente cresce, acorda, faz uma faxina. Despreza tudo aquilo que não nos faz bem, que não acrescenta, e quando vê, se livrou inclusive do tapete!
E deixa pra trás, sem mágoas, sem ressentimentos. O tempo passou, e o passado tem um lugar pra ficar, e que não é no presente! E tudo vira Ex. Me reinvento, mudo, vou deixando tudo virar ex. Ex-tudo. E se preciso, até Ex-eu.
Suênia Medeiros
AVALIAÇÃO GLOBAL
E.E.E.P. DEDUTADO JOSÉ MARIA MELO
“ Um novo jeito de ver, sentir e cuidar da juventude.”
AVALIAÇÃO GLOBAL
01. As palavras proparoxítonas
a) Não são acentuadas;
b) São acentuadas as terminadas em i e u;
c) São acentuadas as terminadas em a, e e o;
d) Todas são acentuadas.
02. A sílaba tônica é
a) A última sílaba da palavra;
b) A sílaba mais forte da palavra;
c) A segunda sílaba da palavra;
d) A sílaba mais fraca da palavra.
03. As palavras oxítonas
a) São acentuadas as terminadas em a, e e o;
b) Não são acentuadas as terminadas em a, e e o;
c) São acentuadas as terminadas em i e u;
d) Todas são acentuadas.
04. A sílaba tônica e a átona são
a) complementares;
b) similares;
c) opostas;
d) homógrafas.
05. As palavras paroxítonas
a) Não são acentuadas as terminadas em a, e e o.
b) Todas são acentuadas;
c) Nenhuma é acentuada;
d) Não são acentuadas as terminadas em i e u.
06. Qual dos itens todas as palavras recebem acento
a) leem, creem, veem;
b) voo, enjoo, ideia;
c) heroi, matematica, tupi;
d) eficiencia, informatica, Macapa.
Cantiga de Martim Codax
Como vivo coitada, madre, por meu amigo,
ca m’enviou mandado que se vai no ferido:
e por el vivo coitada!
Como vivo coitada, madre, por meu amado,
ca m’enviou mandado que se vai no fossado:
e por el vivo coitada!
ca m’enviou mandado que se vai no fossado:
e por el vivo coitada!
Ca m’enviou mandado que se vai no ferido,
eu a Santa Cecília de coraçon o digo.
e por el vivo coitada!
eu a Santa Cecília de coraçon o digo.
e por el vivo coitada!
Ca m’enviou mandado que se vai no fossado,
eu a Santa Cecília de coraçon o falo:
e por el vivo coitada!
eu a Santa Cecília de coraçon o falo:
e por el vivo coitada!
(Martim de Ginzo)
07. (H15)O texto acima trata do período trovadoresco, conhecido como Trovadorismo. É o primeiro manifesto literário da língua portuguesa, o texto ainda escrito em galego-português, nessa escola o texto era cantado pelo próprio autor, o Trovador, e eram chamados de Cantigas, temos as líricas, que falavam de sentimentos do homem e da mulher, e as satíricas, que ironizavam as ações cortesãs e pessoas. Informe que tipo de Cantiga representa o texto acima.
a) Cantiga de Amor;
b) Cantiga de Amigo;
c) Cantiga de Escárnio;
d) Cantiga de Maldizer.
08. (H15)O Humanismo marca o início do renascimento, é uma época de muitas mudanças no cotidiano das pessoas. As cortes começam a libertar-se dos dogmas impostos pela igreja e a arte passa a ser meio de expressão do homem, que defendido pelo antropocentrismo, passa a ser o centro do mundo. A partir das informações acima, diga como ocorreu o humanismo em Portugal.
a) Através da arte, nesta época deixou-se de pintar objetos religiosos para apreciar-se a natureza;
b) Através da dança, onde a partir desse movimento os dançarinos podiam usar roupas menores, o que a igreja não deixava acontecer na Idade Média;
c) Através da literatura, em obras da época há inúmeras críticas às ações humanas/religiosas/cortesãs, cujo objetivo era esclarecer que ações valem mais que poder.
d) Através da literatura, onde a partir desse período a corte passou a agir com mais humanidade, deixando a população demonstrar seus sentimentos com seus textos
09. O Classicismo trás para o mundo moderno a cultura greco-romana, e tudo mais que era clássico. É nessa escola literária também, que a poesia ganha mais força e começa uma organização estrutural nas obras, onde a métrica antiga com 5 sílabas é trocada por a medida nova com 7 sílabas. Luís Vaz de Camões é o grande Cânone deste período. Mas diga qual das obras abaixo representa melhor o classicismo.
a) Amor é fogo que arde sem se ver;
b) O Auto da barca do inferno;
c) Busque Amor novas artes, novo engenho
d) Os Lusíadas.
10. A história de Inês de Castro é clássica na história de Portugal e é, em vários momentos, citada em obras literárias. Qual das obras literárias abaixo mais marcou a história de Inês de Castro.
a) A Farsa de Inês Pereira;
b) Os Lusíadas;
c) Amor é fogo que arde sem se ver;
d)Trovas à Morte de Inês de Castro.
Programa de Ação: Língua Portuguesa - 2011
Introdução
Levando em consideração a necessidade do ser humano de se comunicar, o estudo é voltado para práticas que melhorem esse processo comunicativo, objetivando o jovem a escrever/falar e ler/ouvir com mais qualidade e, preferencialmente, usando a linguagem formal.
Negócio
A disciplina trás em sua essência a comunicação, fazendo com que o aluno seja um bom falante, ou seja, melhore suas expressões, linguagem, vocabulário; seja também, um bom interlocutor, entenda e interprete o que está sendo dito; visando que a mensagem é o produto a ser trabalhado, sendo bem enviada e bem recebida.
Domínio
Aperfeiçoar o uso da linguagem oral e aprimorar o senso crítico dos alunos como leitores e receptores de mensagens.
Estratégia
Leitura de diferentes textos e gêneros (A leitura global, individual e ouvida); debate sobre o assunto do texto; seminários.
Enfoque
Trabalhar o jovem como um bom leitor/falante e um bom leitor/entendedor. Visando um bom envolvimento comunicativo no meio social, no mercado de trabalho e interdisciplinar.
Postura
Voltada para o respeito, o envolvimento, a parceria, a criatividade e o prazer.
Alinhamento
- Coordenadoras Escolares (Aldânia e Ana Cristina)
- Professores ( de todas as áreas)
- Gestora (Maria Barros)
Estratégias
- Diariamente: texto(s) para ser(em) lido(s), refletido(s), interpretado(s)/discutido(s);
- Bimestralmente: Seminários, visando que o aluno se expresse bem e consiga repassar o conteúdo estudado.
- Diariamente: Debates sobre assuntos tratados nos textos lidos em sala, o aluno expressa o que entendeu do texto.
- Diariamente: Leitura Global (toda a turma lendo [as vezes, mulheres x homens]); leitura individual ( um aluno, os mais tímidos ou os que gostam mais ler); Leitura “ouvida” ( o professor ler o texto [trabalhando assim, o ouvir para entender o que está sendo dito])
Resultado Esperado
Melhoria no processo comunicativo, bom desempenho em avaliações externas e torná-los leitores mais críticos e entendedores.
Indicadores
- Leitura mais compassada;
- Um maior número de alunos lendo;
- Maior capacidade de reflexão e compreensão em suas leituras;
- Um apego maior a textos literários;
- Melhoramento ao se expressar.
Orçamento
Livros ( Literários e não-literários); documentários, filmes.
Fatos Críticos
Alunos sem hábito de leitura.
Substitutos
Corpo Docente da Escola.
Avaliação
Através de atividades, trabalhos, seminários, participação, projetos, avaliações-parciais e avaliações-globais
PROFESSOR: Luiz Araújo Pontes Júnior
Recuperação Final
O período de recuperação vai de 09 a 20 de Janeiro, e aqueles queridos alunos que não alcançaram a média durante o ano letivo normalmente, irão estar comigo durante esses dias.
O conteúdo da recuperação final dependerá de que período você não alcançou a média. Exemplo: No 2º Bimestre tirei 4,0, então estudarei o conteúdo do 2º bimestre.
Eis os conteúdos por Bimestres:
2º Bimestre
- Fonemas, Encontros vocálicos, sílaba (separação e formação)
- Teoria e História da Literatura;
- Gêneros Literários.
3º Bimestre
- Processo de comunicação e seus elementos;
- Linguagem formal e informal;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais (seminários)
4º Bimestre
- Tipos Textuais;
- Escolas Literárias (Trovadorismo - Arcadismo)
- Acentuação
2ª Chamada
Oi pessoal, a segunda(2ª) chamada de Português será no dia 21/12/2011.
- Os alunos que farão 2ª chamada, deverão fazer a solicitação na coordenação.
- Não pode usar Mixaria$ nas 2ª chamada.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Convite!
Convidamos você para participar da culminância do Projeto Babel, que envolve a área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, em suas disciplinas: Língua Espanhola e Língua Inglesa. O projeto trás musicais, danças e muita cultura que envolve as duas línguas. O evento se realizará no dia 22 de dezembro de 2011 às 14:00h.
Contamos com sua participação!
ATT.: Luiz Júnior - Professor de Língua Portuguesa da E.E.E.P. Dep. José Maria Melo - Guaraciaba do Norte
Contamos com sua participação!
ATT.: Luiz Júnior - Professor de Língua Portuguesa da E.E.E.P. Dep. José Maria Melo - Guaraciaba do Norte
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